Pages

Subscribe:

Labels

domingo, 11 de setembro de 2011

Texto Empresarial

Diferentemente do texto jornalístico e do literário, a comunicação empresarial tem como seu principio fundamental gerar uma resposta objetiva àquilo que é transmitido. Ou seja, gerar uma ação.
 
A redação empresarial é uma ferramenta essencial a todos os tipos de negociação, pois, na maioria das vezes, o texto escrito é a expressão concreta de um fechamento de contrato, recibo ou correspondência confirmando o que foi conversado entre o negociante e o cliente. Nesses casos, embora a palavra seja importante, o que sempre prevalece é o escrito. Se o cliente der a resposta que se espera, o texto foi eficaz; se não, o texto tem de ser obrigatoriamente repensado e reescrito.
 
Sem dúvida, um bom domínio da língua portuguesa é uma primeira ferramenta importante no momento da elaboração do texto e para as demais formas de comunicação. A recomendação essencial é a tentativa de construção de um texto coeso, coerente, objetivo e bem redigido. A criatividade e o humor também podem ser elementos interessantes no momento de produção da mensagem, desde que bem utilizadas.

Os produtores ou emissores de textos empresariais devem estar cientes da importância da comunicação, sobretudo nas empresas, e do alto grau de responsabilidade da informação segura, precisa e ágil. Portanto, a credibilidade é outra característica indispensável a toda redação empresarial de qualidade. 
 
Nota: É importante saber que uma boa produção textual exige um bom domínio técnico da língua, prática, re-elaborações e re-leituras constantes. 

- scrittaonline.com.br - Fernanda Miguel e Laila Vanetti/ juarezfrmno2008sp.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário