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quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dados, Informação e Conhecimento

O que é um DADO?

“Dados são itens referentes a uma descrição primária de objetos, eventos, atividades e transações que são gravados, classificados e armazenados, mas não chegam a ser organizados de forma a transmitir algum significado específico” (Turban, McLean e Wetherbe, 004, pg. 63).

Podemos concluir que, do ponto de vista da Tecnologia da Informação, os dados são capturados e armazenados pelos sistemas de informação.

E a INFORMAÇÃO, o que é?

Quando um conjunto de dados possui significado, temos uma informação. Vamos ver o que dizem os autores.

“Informação é todo conjunto de dados organizados de forma a terem sentido e valor para seu destinatário. Este interpreta o significado, tira conclusões e faz deduções a partir deles. Os dados processados por um programa  aplicativo têm uso mais específico e maior valor agregado do que aqueles simplesmente recuperados de um banco de dados. Esse aplicativo pode ser um sistema de gerenciamento de estoques, um sistema de matrículas online de uma universidade, ou um sistema de Internet para compra e venda de ações”. (Turban, McLean e Wetherbe, 2004, pg. 63).

O propósito básico da informação é auxiliar a empresa na geração de novos conhecimentos e habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, nos quais se inserem pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, além da própria informação. Portanto, a informação é um recurso vital da empresa e integra, quando devidamente estruturada, os diversos subsistemas e, portanto, as funções das várias unidades organizacionais da empresa. 39 Segundo Stair e Reynolds40 (p. 5) para ser valiosa aos gerentes e tomadores de decisão, a informação deve ter as características descritas na Tabela 1. Tais  características também tornarão a informação mais valiosa para a organização.

Se a informação não for precisa ou completa, decisões ruins podem ser tomadas, e, conseqüentemente, custar para as organizações milhares ou até mesmo milhões de reais.

Por exemplo, se uma previsão imprecisa de demanda futura indicar vendas muito altas quando o oposto é verdadeiro, uma organização poderá investir milhões de reais numa nova fábrica desnecessária. Além disso, se a informação não for pertinente à situação, se chegar aos tomadores de decisão no momento inadequado ou com muita complexidade para seu entendimento, ela poderá ser  de pouco valor para a organização.

E o CONHECIMENTO, como é gerado?

Trata-se da prática de agregar valor à informação para disponibilizá-las para uso.

A seguir mais alguns conceitos baseados em autores.

“Conhecimento consiste de dados e informações organizados e processados para transmitir compreensão, experiência, aprendizado acumulado e técnica,quando se aplicam a determinado problema ou atividade. Os dados processados para extrair deduções críticas e para refletir experiência e perícia anteriores fornecem a quem os recebe conhecimento organizacional, de alto valor potencial”. (Turban, McLean e Wetherbe, 2004, pg. 63).

Vejamos um exemplo: Os dados sobre os funcionários, seus salários e horário de trabalho são, por exemplo, processados para gerar informações para a folha de pagamento. Já a informação geral sobre essa folha pode alimentar mais tarde outro sistema que esteja preparando um orçamento. As informações também serão usadas pelo gerente de R.H. que presta assessoria à alta administração da empresa a respeito de um estudo para reavaliar as faixas salariais, gerando novos conhecimentos.

A gestão do conhecimento contribui para que as organizações consigam gerenciar e controlar com mais segurança a sua eficiência, tomar decisões acertadas com relação à melhor estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, saber administrar dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos.

Portanto, podemos concluir que a GESTÃO DO  CONHECIMENTO  é processo sistemático de identificação, criação, renovação e  aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização.  Dados, informação e conhecimento podem ser os insumos de um sistema de informação; podem ser igualmente seu resultado. O papel da tecnologia para a gestão do conhecimento é o de suporte

http://www.faculdadesequipe.com.br/arquivos/f872ab4097f066b6577f7653abcdf2818d5cf7cd..pdf / http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/dado-info.html / http://www.paradigma.com.br/gestao-do-conhecimento-na-pratica/view / http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento

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