Pages

Subscribe:

Labels

domingo, 21 de agosto de 2011

Atividade Avaliativa 1 - Diversidade Cultural

Explique como a diversidade cultural das sociedades humanas afeta, do ponto de vista ético, as ações em presariais.

DEFINIÇÃO:
A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias (Mistura De Culturas). Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio. A cultura insere o indivíduo num meio social.

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

Um comentário:

Wagner Miranda disse...

Resposta:
Com o surgimento das Tecnologias da Comunicação o mundo vem se globalizando e as diferenças culturais se aproximando mais e mais de cada um de nós. Neste ponto, as grandes empresas comerciais se sentiram ameaçadas e vem tentando tirar proveito forçando mudanças para mecanizar a cultura, tornando-a uma propriedade. Por conta disso, muitos debates têm ocorrido para garantir a sobrevivência da diversidade cultural apesar dos perigos ligado à sociedade da informação e ao famoso livre comércio, que só será possível com um nivelamento cultural, pois as empresas para sobreviverem ao novo mundo mantendo um padrão ético de trabalho, precisarão se adaptar a todas as mudanças que vem ocorrendo nas sociedades como um todo, sejam elas ecológicas, políticas, religiosas, etc.

A cultura sempre foi medida pelo nível de conhecimento de um povo, o que levou grupos sociais a adorarem vacas, por exemplo, impedindo grandes pecuaristas de negociarem seus produtos, levando centenas de outras empresas com subprodutos a também ficarem fora do mercado. Por conta das diferenças culturais, centenas de outros ramos sofrem a dificuldade junto à globalização. Por outro lado, milhares de empresas vêm ajustando seus objetivos com uma melhora social, garantindo melhores produtos, proteção ambiental, mais segurança, melhorias públicas, etc no intuito principal de garantir que seus produtos possam alcançar todas as culturas, mesmo as mais bizarras.

Postar um comentário