Pages

Subscribe:

Labels

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Linguagem NÃO Verbal

É bom começar lembrando ser esta linguagem natural; é a usada pelos animais. Eles percebem e reagem, certamente sem falar, e é clara sua competência em alguma forma de comunicação.
Quem tem cão sabe muito bem o quanto eles se fazem entender. Crianças, até muitos meses de idade, se exprimem através de movimentos e sons variados quase sempre fáceis de entender quando se percebe bem a situação. Mas as pessoas, viciadas nas palavras e pouco treinadas na observação, acham difícil entender os sinais emitidos pelos pequenos. A maior parte dos adultos sente grande alívio quando a criança começa a dizer o que sente, quer ou precisa.
Como bichinho saudável, a criança se interessa por tudo, quer mexer em todas as coisas, ir a todos os lugares, experimentar o quanto lhe é possível com as mãos, os olhos, a boca, o corpo todo. Ela precisa “encher” o cérebro de experiências, sem as quais nada pode fazer. A ausência desta experiência "não verbal" a levará a tornar-se um adulto com pouca consciência das próprias expressões, da música, da dança, da própria voz e da forma de seus gestos.
Tendemos a substituir esta experiência concreta e real por mil conselhos (preconceitos) sobre o que é direito e o que não é, o que é certo, de quem é a culpa, quem deve ou não deve, mais todas as frases feitas relativas a tudo o que os pais devem ensinar a seus filhos. Tudo por demais desligado da experiência infantil da linguagem não verbalizada e, pois, de sua compreensão verdadeira. Fabricação de papagaios a falar sem saber o que estão dizendo, ou gravações em cd/dvd, para eternizar a insensatez coletiva, tipo os flashes mob que se espalham pelo mundo.
O uso da simbologia é uma forma de comunicação não verbal, como a sinalização, logotipos, ícones - que são símbolos gráficos constituídos basicamente de formas, cores e tipografia. Através da combinação destes elementos gráficos é possível exprimir idéias e conceitos numa linguagem figurativa ou abstrata; o grau de conhecimento de cada pessoa é que determina qual a sua capacidade de interpretação da linguagem não verbalizada. A interpretação pode também estar mais ou menos relacionada fisicamente com o objeto ou idéia que representa, podendo não só ter uma representação gráfica ou tridimensional como também sonora ou mesmo gestual, como a dança por exemplo.
 
As cores mais utilizadas neste processo são àquelas de maior contraste cromático, tais como: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, branco e preto, tanto isoladamente como combinadas entre si. Um exemplo, é o uso de amarelo e preto para comunicações na área de segurança rodoviária.
A linguagem não verbal é toda e qualquer comunicação em que não se usa palavras para explicar a mensagem desejada. Por exemplo: Você está em um ambiente fechado, onde existe uma placa de proibido fumar e nenhum nome referindo-se a placa. Você sabe que aquela sinalização significa que é proibido fumar, sem que não haja nenhum nome de identificação. O Símbolo do masculino e feninino e o semáforo também são bons exemplos dessa linguagem.
Existem diversas textos não verbais no nosso dia-a-dia. Não necessariamente eles precisam estar contidos em placas de sinalização. É muito comum encontrarmos também em charges, comerciais e revistas.
O objetivo de uma linguagem não verbal é fazer com que você descubra a mensagem que aquele texto quer mostrar. Vale ressaltar que a linguagem não verbal tem que ser bem elaborada (em caso de um anúncio de produto principalmente), para que não haja ambiguidade ou que a mensagem não seja passada realmente. A linguaguem NÃO verbal tem o grande poder de prender a atenção do leitor bem mais do que um texto comum. 
 
E prestem bastante atenção nas linguagens não verbais, pois como diz o ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”.
 - genilsonaraujo.wordpress.com/ Wikipedia.org/ desvendandocodigos.blogspot.com/ nalu.in/ blog.andalik.com.b

Um comentário:

Unknown disse...

A primeira imagem é mista..

Postar um comentário