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segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Atividade Avaliativa 3 - Marketing Social

Relacione adequadamente responsabilidade social e marketing social.

DEFINIÇÃO:
Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.

Marketing Social pode ser definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes,comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos. O Marketing Social utiliza de técnicas mercadológicas e de conhecimentos, para adaptar-se a condição de que pode promover o bem estar social. Trabalha-se com metas claramente definidas, objetivos, metas mensuráveis, avaliações quantitativas e qualitativas, além de desenvolvimento de tecnologias sociais para segmentos específicos. Desta maneira o Marketing Social busca criar um conceito das inovações sociais que pretende introduzir, implementando estratégias, criando e planejando, além de executar as campanhas de comunicação para satisfazer necessidades que não estão sendo atendidas, estabelecendo novos paradigmas sociais.

A definição de marketing social é tão extensiva como o de “economia social” que, como é conhecido, abarca instituições muito diversas. Efectivamente, a actividade de instituições tão distintas como as organizações de utilidade pública, ONG, fundações, IPSSs, empresas comerciais com uma política de responsabilidade social e organizações sem fins lucrativos, direccionadas para a economia social. O Marketing Social consiste no uso de princípios e técnicas de marketing para persuadir determinados públicos-alvo, para que deliberadamente aceitem, rejeitem, alterem ou abandonem um comportamento para proveito de indivíduos, grupos ou da sociedade em geral. - Wikipédia

Um comentário:

Wagner Miranda disse...

Resposta:

A responsabilidade social tem sido um tema muito discutido no meio empresarial, e o marketing precisou se adaptar a esta nova realidade, criando o marketing social que vem tomando proporções cada vez maiores no intuito de apresentar as transformações e os impactos sociais que aquela marca vinculada ao social produz nas entidades, nas famílias dos funcionários, no meio ambiente e na sociedade em geral.

Os consumidores apóiam essas idéias e as vêem como algo bom e que trará benefícios à sociedade, muitas vezes até pagando mais por determinado produto, desde que este adicional no preço seja destinado a uma entidade que defende uma causa social. Cabe ao marketing social mostrar e convencer o público alvo desta vantagem que tal marca trará para a sociedade.

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