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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Marketing Pessoal

Marketing pessoal é o ato de um indivíduo ir modificando seu comportamento e sua forma de agir, visando um melhor posicionamento no mercado, em empresas que lhe interessam. Para isso o individuo precisa desenvolver técnicas para poder divulgar sua imagem , sua competência e utilizar seus contatos para chegar onde quer. O profissional deve entender o que o mercado precisa (no caso dele o mercado é a empresa onde ele quer trabalhar), para que ele possa se adaptar, estudar, evoluir neste sentido. E o profissional precisa então começar a se divulgar, entre seus conhecidos, clientes, outros.

Marketing pessoal precisa ser feito na base da verdade, ética e valores do ambiente onde você quer atuar. Não adianta criar um personagem, visando conseguir um emprego, pois pode acontecer de descobrirem que você não tem a capacidade que demonstrou, e com certeza irá perder o emprego e qualquer possibilidade de indicação posterior. Então tome cuidado com seu marketing pessoal.


COMPOSTO DE MARKETING:
O composto de Marketing é um dos principais conceitos do Marketing moderno, podendo ser definido como um grupo de variáveis que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo.

Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em:
 Atualmente, o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 Ps do Marketing”. Por esse motivo, diversos países trataram de traduzir para o  seu idioma, os 4 grupos,  em palavras  que mantivessem a grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça (ou Ponto-de-Venda).

Apesar das inúmeras tentativas de se incluírem mais P’s aos 4 originais, como por exemplo, Profit (lucro), People (pessoas), Public Relations (Relações Públicas), todas elas se mostraram infrutíferas, ficando claro que os 4 originais englobariam as demais. Dessa forma “Promotion” que em português pode induzir ao erro de ser entendido como Promoção de vendas, é o guarda chuva que engloba Propaganda, Relações Públicas, Trade, a própria Promoção de vendas e todas as demais atividades relacionadas.
Sendo assim, cada variável tem suas atividades para realçar o Marketing Pessoal:
  1. “Produto”. Ou seja: Eu! O produto deve apresentar uma embalagem atrativa, assim a apresentação pessoal é muito importante. Vamos cuidar da aparência, é ela que determina a primeira impressão. Observe você, de onde veio, o que eu faz, o que gosta, seus defeitos e suas qualidades... Olhe-se de "cima a baixo", sempre referenciando a si mesmo como um “produto”. Por exemplo: em vez de dizer “defeitos” use “próximas atualizações” e em vez de usar “hobbies” utilize “funciona bem se...”.
  2. “Promoção”. Ou seja: Quem te vê! Quem não é visto não é lembrado. A forma como o produto é divulgado (Promoção), também é fator determinante para o sucesso. O que representa a divulgação? No marketing pessoal a divulgação é realizada através de pessoas, é a rede de relacionamentos, o networking. As pessoas que reconhecem em você um profissional competente comentam este fato com outras pessoas, é a propaganda boca a boca com efeito multiplicador positivo. Quando o serviço que você presta “não presta”, este fato é divulgado com maior rapidez, é a propaganda negativa. Então tente mostrar para as pessoas o que você tem de melhor, mas faça isso de forma natural, sem forçar. Deixe que as pessoas percebam que você é bom no que faz e que o faz bem feito.
  3. “Praça”. ou seja: Pontos de Venda. O produto deve estar no lugar certo (Praça). Estar trabalhando ou estudando no lugar certo, conhecer as pessoas certas, poderão proporcionar novas oportunidades de crescimento. Você deve se aprimorar e dar o melhor de si. Seja conhecido por quem curte o que você gosta. Frequente lugares estratégicos. Faça tudo pelo prazer, e o resultado será mais generoso. Aqui entra o Networking, ou seja, a técnica de criar, desenvolver e manter uma rede de contatos informais, buscando criar condições para a satisfação de interesses mútuos.
  4. “Preço”. ou seja: Quanto vale o que você tem ou o que você é? O Preço representa o seu salário. Os produtos de valor agregado possuem preços diferenciados. Quanto maior sua qualificação para o mercado de trabalho, maior será sua remuneração. Trabalhe com seu “preço” exibindo seus valores. Aquilo que te faz diferente e os pontos que faz a empresa se interessar por você. Não tente por "preço" ou valor no que não tem, mas esteja sempre com muito conteúdo que te valorize.

O CICLO DE VIDA:
O ciclo passa pela "Introdução" onde você decide o que quer ser e onde quer chegar; entra no "Crescimento" quando você coloca isto como ação; chega à "Maturidade" quando se torna um grande profissional; adentra na "Saturação" quando a coisa começa a ficar monotona; e mergulha no "Declínio" se nada for feito para sair desta monotonia.

O marketing pessoal é uma das coisas mais importantes na vida de um profissional, pois quando ele é capaz de pensar sua carreira como quem planeja o ciclo de vida de um produto, verá o quanto precisa se aprimorar, não só uma vez, mas continuamente. Produtos são planejados, fabricados, testados, comercializados e muitas vezes recolhidos do mercado para correções, aperfeiçoamentos ou lançamento de novas versões mais sofisticadas. Assim deve ser todo profissional.

FEEDBACK:
O feedback deve ser um aliado para o crescimento profissional. É essa a razão para se atentar a tudo o que for dito. Esteja aberto a ouvir o retorno de suas ações e registre o máximo de informações possíveis  para poder tomar uma atitude decisiva.

No processo de desenvolvimento da competência interpessoal este é um importante recurso porque permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros.


Percepção é Realidade. POSICIONE-SE !

Estratégias bem sucedidas tem suas raízes nas vantagens competitivas do indivíduo. A habilidade de identificar oportunidades de posicionamento é um grande teste da competência do profissional.

Na prática, o posicionamento nunca deveria ser articulado sem um planejamento estratégico. O PE é a única ferramenta que permite identificar as competências essenciais do profissional e transformá-las em objetivos compreensivos que finalmente determinarão o foco das ações na busca do sucesso.

O PE também revitaliza a Visão, Missão e Valores que representam a identidade e a personalidade do profissional perante a empresa. Julgar que o posicionamento que garantiu o sucesso do passado assegurará o sucesso no futuro é uma miopia que já "deletou" vários profissionais do mercado.

Passos para Construção da Análise interna e externa

As definições básicas são essenciais, mas quando você termina de identificá-las, é a hora da análise. Você precisa colocar a sua missão, visão e valores no contexto da sua vida, identificando os desafios do seu ambiente e circunstâncias, as suas forças (para tirar proveito delas) e as suas fraquezas (para trabalhá-las ou mesmo contorná-las).

Identifique também as oportunidades e ameaças. O que o ambiente está oferecendo a você que pode ajudá-lo a alcançar sua visão? O que pode surgir no seu caminho fazendo com que você tropece e se afaste de sua missão? Quanto mais detalhado você puder ser nesta análise, mais você poderá se preparar objetivamente para tirar proveito das oportunidades certas, e para se desviar ou enfrentar os obstáculos mais complicados.

No planejamento pessoal você não precisa ir tão longe quanto as empresas usualmente vão, até porque o seu domínio sobre as variáveis envolvidas pode ser bem menor. Mas se você quiser uma checklist, saiba que as empresas costumam observar oportunidades e ameaças nos seguintes segmentos: ambientais, demográficos, econômicos, financeiros, culturais, sociais, jurídicos, políticos, ecológicos, familiares, psicológicos e tecnológicos.

Então se deseja ser alguém nesta vida, tira a bunda desta cadeira e ponha a mão na massa e o cérebro na reta para descobrir com criatividade o caminho a seguir. Lembre-se que precisa ser Empático e Ético nas avaliações, precisa ter Simpatia e boa Comunicação se quiser que te ouçam e se desejar uma fatia do mercado, lembre-se de ter muito, mas muito Conteúdo mesmo e saber se apresentar, pois quem sabe entrar e sair, terá uma porta aberta para voltar.

O marketing é considerado um processo, ou seja, uma atividade inacabada, ela é dinâmica pois o mercado muda, as necessidades mudam. De igual modo, nosso marketing pessoal também é um processo e como tal, precisamos estar sempre atentos às mudanças.


- http://emporiodosucesso.com.br/o-que-e-marketing-pessoal/ http://pt.shvoong.com/social-sciences/1680701-composto-marketing/ http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/4_Ps_do_Marketing.htm/ http://www.mktjr.com/2011/04/4-ps-no-marketing-pessoal.html/ http://www.nead.unama.br/site/index.asp?pag=segunda&pagg=coluna&ida=12&idc=1/ http://www.mariopersona.com.br/entrevista_dgabc.html/ http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CCwQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.strong.com.br%2Fexecutivo%2Ffotos%2F20050510.ppt&ei=dluKTrnSHILJgQfr_9G_Aw&usg=AFQjCNEJJSqrMWvW_Cz5aDMZNPKQauv2dg&sig2=pbThHHC_TVmNW8RyZncBuQ/ http://sucesso.powerminas.com/feedbackretorno-que-da-resultado-parte3/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Feedback/ http://www.efetividade.net/2008/09/09/networking/ http://www.brandme.com.br/posicionamento/ http://www.efetividade.net/2007/07/03/planejamento-estrategico-como-aplicar-a-sua-vida-parte-1-de-2//

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